Segundo o Professor Doutor SÉRGIO FERREIRA DO AMARAL, Coordenador do Grupo de Pesquisa TIC´s da Faculdade de Educação da Engenheiro do CPq “ A educação para o uso da TV digital interativa encontra sua máxima expressão quando professores e alunos têm a oportunidade de criar e desenvolver através dos meios suas próprias mensagens, expressão como estratégia motivadora e desmistificadora, requer, portanto, não apenas decifrar a linguagem da comunicação, mas sim servir-se dela. Alerta que temos que incorporar esta experiência, com os alunos e os professores podem perceber significativamente a construção da realidade que todo conteúdo mediático comporta.” Temos conhecimentos que nos EUA (www.wgate.com) a TV Digital Interativa, prôve acesso à Internet para estudantes e professores na escola e nas residências, através do sistema a cabo e set topboxes instalados, possibilitando aos alunos a resolverem problemas com pouca participação dos pais no processo educativo. Aqui no Brasil a Escola do Futuro (www.labitv.futuro.usp.br), já tem: laboratório integrado com TV digital na educação, grupo de pesquisa, desenvolvimento de conteúdo, treinamento e capacitação, serviço de apoio ao professor em Sala de Aula-SAPSA-repositório de conteúdos educativos, navegação não-linear e Interatividade, convergência da rede de computadores (Internet) e TVDI.
Com todas estas informações, leituras e analisando o que diz o Professor Doutor SÉRGIO, essa nova perspectiva da TV Digital o telespectador deixa de ser um receptor passivo e passa a ser um receptor ativo interagindo com a programação. Essa nova característica nos dá muitas possibilidades para o uso didático e estabelece fortes relações entre Comunicação e Educação que pode auxiliar o professor na compreensão e no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. Mas para que isso posso estar acontecendo de fato, tem que Professor, criar oportunidade para levar o seu aluno a ser sujeito ativo e participativo da programação de maneira direta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário